Lego Serius Play

Written by Super User on . Posted in Autoconhecimento

O Lego Serius Play é um Workshop SURPREENDENTE organizado pela Play in Company e facilitado pela Mirian Favaro e Rubens Machado, este workshop utiliza o LEGO como ferramenta para promover o autoconhecimento através de desafios.

Pode ser usada como ferramenta de desenvolvimento pessoal, desenvolvimento de equipes, planejamento estratégico e diversas outras aplicações onde a PARTICIPAÇÃO seja essencial.

Um dos princípios fundamentais da metodologia é o fato das MÃOS terem uma conexão direta com o cérebro inconsciente. Com isso, é possível acessar informações que são representadas através de metáforas que são construídas durante os desafios propostos no workshop.

Além disso, cada mão representa um hemisfério do cérebro, usando o potencial de ambos os lados durante a atividade.

Outra coisa que me surpreendeu é a aplicação da teoria do FLOW que tem como premissa que as pessoas entram em um estado de FLOW (Fluxo) quando são submetidas a uma condição de DESAFIO/HABILIDADES com feedbacks constantes. Este estado somente é possível se o desafio não for excessivamente difícil que levaria a pessoa a um estado de ANSIEDADE, ou se o desafio não for muito fácil o que levaria ao TÉDIO.

estado flow mihaly

Workshop Lego Serious Play com Mirian Favaro da Play In Company

 

O que é o Lego Serious Play

Meu depoimento sobre o Lego Serius Play

 

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História

O método surgiu por volta de 1996, quando dois professores – Johan Roos e Bart Victor – estavam à procura de alternativas para os resultados convencionais de planejamento estratégico. À época, ambos estavam a trabalhar com o presidente da LEGO Company, Kjeld Kirk Kristiansen, que necessitava de um novo processo estratégico para a sua empresa e que convidou ambos para desenvolvê-lo. Robert Rasmussen, da LEGO, e outro professor, David Owens, também foram convidados a integrar a equipe que acabou por conduzir à criação do produto e da empresa “LEGO Serious Play”.

Roos contribuiu com o desenvolvimento do cenário estratégico, Victor com o do comportamento organizacional, Rasmussen com o das teorias de desenvolvimento e de aprendizado, e Owens com o dos produtos e o processo de refinamento. Juntos, eles teorizaram que as soluções para a LEGO Company poderiam ser encontradas na própria LEGO – eles compreenderam que poderiam usar as peças e elementos LEGO como uma ferramenta para abordar os problemas organizacionais. Roos fundou um braço de pesquisa para prover suporte intelectual para o grupo – a Imagination Lab Foundation,[3]em Lausanne, na Suíça -, enquanto Victor liderou o desenvolvimento de uma empresa de consultoria próximo a Nashville, nos Estados Unidos da América.[4]Como resultado veio a público a primeira aplicação do “LEGO Serious Play”, denominada “Real Time Strategy”.

A partir de então, o LSP foi aplicado como uma ferramenta, a nível de consultoria, em diversas empresas além da própria LEGO, como a DaimlerChrysler, aRoche, a SABMiller, a Tupperware, a Nokia e a Orange. Também tem sido utilizado por organizações sem fins lucrativos e em ONGs, como por exemplo, asAldeias SOS, assim como por departamentos governamentais, como por exemplo o Escritório de Marcas e Patentes na Dinamarca.
Fonte: Wikipedia

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