Como vender cursos online - Reflexões

Written by Marcio Okabe on . Posted in Blog

Este é o primeiro post do novo site dos Cursos Konfide e gostaria de começar fazendo uma provocação para quem faz cursos online.

Estão todos vendendo MUITOS cursos online?

Para ser franco, tenho uma opinião sobre o que tem acontecido no nicho de cursos online: Escassez/Competição.
A velha lei da Oferta e Procura continua valendo. Ou seja, cada dia mais pessoas gravando cursos e o mercado de alunos não cresce na mesma proporção.
Fiz meu primeiro site em 1997 para divulgar meus cursos de Word , Excel e... PowerPoint ;-)
Eu nem lembrava, mas já pensava em cursos online naquela época. Vejam o print que fiz no site Archive.org que é a memória da internet.
 
Onde quero chegar? Acredito que muitos conhecem o conceito da Cauda Longa que explica como os mercados de nichos ganham força com a facilidade de serem encontrados. Isso explica a Udemy ser um marketplace de cursos.
O PROBLEMA é o mindset das pessoas que ainda é do modelo de competição/escassez. Aprendi no curso de Fluxonomia 4D como pensar as novas economias - Criativa, Colaborativa, Compartilhada e Multimoedas - e a importância de mudar o mindset para COLABORAÇÃO/ABUNDÂNCIA.
FALAR É FÁCIL e de "ideias e discursos" o inferno está cheio. A REALIDADE é que na prática e na conta bancária não vemos um mundo cor de rosas. Sei que muitos estão indo bem com cursos online, mas não é a realidade para maioria.

QUAL A SOLUÇÃO?

"A união faz a força" é outro ditado que sempre terá valor.
Na minha opinião, precisamos criar estratégias e PROCESSOS para atuar em REDE COLABORATIVA.
Creio que para conquistar uma audiência e alunos é necessário:
  • Acesso a estúdios de qualidade
  • Equipamentos adequados
  • Diversidades de temas que tenham sinergia
  • Professores atuando em parceria
  • Espaços para cursos e eventos presenciais
  • Equipe de "back office" compartilhada - Webdesigner, editor de vídeo, apoio para filmagens, etc.
  • Divulgação em conjunto - Não podemos depender apenas na Udemy. É necessário ter estratégias de SEO, Facebook, Youtube, etc.
Em 2015, organizei o primeiro encontro da Udemy no Brasil e foi bem legal
 
Ano passado, organizei um coworking em São Paulo, mas acabai saind porque não consegui formar um grupo colaborativo.
Este ano, vamos alugar um espaço perto do metrô que será viabilizado através de patrocínio de empresas. A ideia é ter professores de cursos online e promovermos diversos encontros e cursos.
Reativei o site http://cursos.konfide.com.br que durante muitos anos foi referência em cursos de Marketing Digital.
 
A ideia este ano será ser um marketplace de CURSOS e convido quem quiser participar a entrar em contato.
 
 

Login Module Position